PingPlay
Branding l Lançamento de produto l Estratégia de comunicação l Construção do site com SEO l Planejamento e gestão de conteúdo para todas as etapas da jornada - incluindo diversos canais como redes sociais, e-mail marketing e comunicações via WhatsApp l Estratégia de Relações Públicas l Parceria com Stakeholders l Ações com influenciadores cegos e surdos l Construção de comunidade l Assessoria de imprensa.
A ETC Filmes, é uma empresa brasileira que atua mais de 18 anos na produção de conteúdo audiovisual para as principais distribuidoras, produtoras e exibidoras do país. Criou a PingPlay, a primeira e única plataforma de filmes on demand 100% acessível, direcionada ao consumidor que necessita de recursos de acessibilidade como audiodescrição, legendas descritivas e principalmente LIBRAS.
A PingPlay nasceu em 2021 e em 2023 passou a ser um app (disponível em IOS e Android) para as pessoas poderem assistir a filmes no cinema, em casa ou de qualquer lugar, contando com recursos de acessibilidade em seu próprio smartphone.
Desafio
A plataforma, quando lançada, em março de 2021, queria levar o entretenimento audiovisual para as 16 milhões de pessoas, mapeadas com deficiência visual e auditiva, um público em geral esquecido em diversos pontos de contato das atuais plataformas de streaming que até hoje ainda não possuem recursos acessíveis.
Criamos a marca do zero pensando nesses fãs da sétima arte e para que fizesse sentido, todo o conteúdo da PingPlay precisava ser, obviamente, 100% acessível. A divulgação também precisaria incluir uma comunicação equilibrada entre conscientizar sobre a importância da inclusão desse público na indústria do entretenimento e a promoção de um produto inédito e inovador e fácil de usar.
Soluções
Construímos o logotipo, a marca, o branding, a estratégia de comunicação 360, incluindo a elaboração e envio do press kit (Kit de imprensa) personalizado da marca. Também organizamos uma mentoria sobre criação de conteúdo acessível para toda a equipe e diversas ações de promoção do produto com todos os stakeholders da marca:
Instituições e escolas voltadas a esse público: Dorina Nowill, Derdic e Ateal.
Empresas parceiras como a Hand Talk.
Influenciadores, jornalistas e formadores de opinião.
Produtoras e distribuidoras do mercado.
Resultados:
Durante o lançamento trabalhamos com dois embaixadores: Thaisy Payo, pessoa surda, influenciadora de várias marcas com 92.1K seguidores e Edgar Jacques, pessoa cega, ator e consultor de audiodescrição e acessibilidade com 1.6K seguidores.
Na imprensa trabalhamos duas pautas: o lançamento da plataforma e a importância da acessibilidade no audiovisual. Conseguimos resultados expressivos em pouco tempo:
42 inserções na mídia especializada, geral e de boas notícias.
9 entrevistas com os CEOs da ETC Filmes, sendo 90% com as principais e mais influentes entidades (Tier 1) do setor do cinema e audiovisual.
Desenvolvemos um conteúdo único e acessível nas seguintes redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Obtivemos um ótimo engajamento por meio da interação de 2 mil pessoas (inclusive mandando mensagem no privado — onde muitas se sentiam mais confortáveis) e um alcance orgânico de 78%. A divulgação nas redes refletiu no acesso à página e visualizações dos conteúdos da plataforma. Chegamos a ter 50 pessoas cadastradas por dia.
O trabalho seguiu mesmo depois do lançamento com a gestão das redes sociais e em 2022 ganhamos o prêmio RECAM de melhores práticas da sociedade civil do Mercosul, na categoria de acessibilidade audiovisual.
REBRANDING 2023
Em 2023, seguindo as tendências do mercado e a necessidade do público, a PingPlay se tornou um aplicativo gratuito para a exibição de conteúdo acessível no cinema e em qualquer lugar.
Para essa nova fase, a marca precisou de um rebranding para nova definição da identidade visual e verbal, pois também passou a conversar com distribuidores e exibidores, além do usuário final.
Dessa vez realizamos um evento de lançamento em uma parceria incrível com a A2 e com o Cinemark do Shopping Santa Cruz para a exibição do filme “Mavka — Aventura na Floresta”. Estiveram presentes jornalistas, formadores de opinião e convidados das instituições e escolas parceiras que atendem às pessoas com deficiência visual e auditiva em São Paulo: Fundação Dorina Nowill, Laramara - Instituto para Cegos, DERDIC - Educação, Saúde e Pesquisa e Centro de Educação para Surdos Rio Branco.
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7141052103728300034
Tivemos um saldo superpositivo de contar com a sala cheia ( 400 pessoas) e 25 notas na imprensa.
A resposta nas redes sociais também foi surpreendente. Em virtude do processo de rebranding, a ETC Filmes, havia decidido diminuir a frequência de postagens, mas tão logo a nova proposta foi ao ar, conseguimos recuperar e até aumentar o engajamento e os seguidores, atingindo um crescimento de 20%.